Atividades com alunos
2015-2016

------------ junho ------------

Festa da leitura em voz alta - 2.º ano

Ao longo do ano letivo, a maratona de leitura em voz alta aconteceu em todas as turmas. As caixas de leituras "Super 5 livros + 1" chegaram às salas, mês após mês, com livros diferentes. Todos treinaram a leitura e a festa realizou-se este mês. As três turmas do 2.º ano juntaram-se na BE e as vozes dos meninos fizeram-se ouvir "alto e bom som" com leituras impreparadas, mas muito bem apresentadas, sinal de que estão todos prontos para iniciar o 3.º ano. Os escritores Manuela Castro Neves e António Mota marcaram presença através dos seus livros "Tantos animais e outras lengalengas de contar" e "A arca do avô Noé", respetivamente.  


Gravação de "Ler Doce Ler"

Desde outubro que as turmas do 3.º e do 4.º anos treinam a leitura em voz alta. Como o prometido é devido, os dois alunos de cada turma que obtiveram melhores resultados nas avaliações das suas leituras gravaram, com a ajuda da professora bibliotecária, um audiolivro. "Ler doce ler", de José Jorge Letria, um dos "padrinhos" da nossa BE, foi o livro escolhido e a leitura foi cooperativa. O resultado final orgulha-nos a todos! 

Histórias com Matemática - 365 Pinguins

Nesta sessão realizada com a turma do 3.º A, o cálculo mental e os meses do ano estiveram em ação. A história divertida do livro "365 Pinguins" foi dando o mote e fornecendo os problemas que havia para resolver. E a pequenada esteve à altura.


------------ maio ------------

Exposição interativa Somos Crianças

As turmas dos 4.º ano participaram na atividade "Somos Crianças", dinamizada por monitores da Rede de Equipamentos Lúdicos da Câmara Municipal de Sintra. Os alunos "sentiram" as deficiências, experimentando andar de cadeira de rodas, abotoar uma camisa com luvas, descobrir tacteando ou cheirando,... e aprenderam a respeitar ainda mais os outros. Um valor universal! 


Comunicar em Segurança - Internet Segura

As turmas do 1.º e do 2.º anos participaram numa sessão que os ajudou a saber mais sobre formas seguras de navegar na Internet. A Dra. Ana Cláudia Costa, da Fundação PT, orientou e explicou tudo muito bem.

Ainda sobre o

Encontro com  António Mota

Um presente digital 

Por altura do Encontro com o escritor António Mota, a Biblioteca desafiou as 25 turmas da EB1/JI Casal da Barôta e da EB1/JI da Xutaria a realizarem um trabalho conjunto a partir de duas obras originais do autor: "O livro das letras" e "Dicionário das palavras sonhadoras". O produto final são livros digitais que foram "oferecidos" ao autor. Clica em cada uma das capas representadas em cima para os leres. 

Encontro com o escritor António Mota

O dia 12 de maio de 2016 fica registado na história da BE Os Letrias. A presença cativante, alegre e atenta do escritor António Mota cativou-nos a todos. Clica na imagem em cima e conhece, ou recorda, tudo o que se passou.

------------ abril ------------

Semana da Leitura - de 18 a 22 de abril

A BE Os Letrias entrou em festa! É a tradicional e tão aguardada Semana da Leitura. O PNL (Plano Nacional de Leitura) desafiou-nos a desenvolver a temática "Elos de Leitura". Clica na imagem acima e fica a conhecer tudo o que se passou na BE + super do país!

Sintra Para para Ler

Apara o rapaz que vai e  vem

Orelhas de Borboleta

Direitos das crianças

SOBE - Ecoescovinha

Leituras partilhadas pais e filhos

Leituras partilhadas entre turmas

Chá com livros

Sementes da  verdade

Histórias que não são de fadas

Palavras de outro mundo

Filosofia para crianças

------------ março ------------


Concurso Histórias da Ajudaris

A turma do 3.º A da EB1/JI da Xutaria aceitou o desafio lançado pela Professora Bibliotecária e participou neste concurso. Criou coletivamente uma história - "O Pintinhas" -  relacionada com a alimentação e a saúde oral e escreveu o texto, que foi aperfeiçoado, em conjunto, na biblioteca.

Se for selecionado, será ilustrado por um ilustrador profissional e editado em livro.

Entretanto, a BE fez um livro digital da história, ilustrada por alunos da turma, que podes ler, clicando na imagem ao lado.


Quem sabe + sobre...

A girafa que comia estrelas

A BE desafiou as turmas do 2.º ano das EB1 do Agrupamento a participarem neste jogo, que articula com o domínio da Educação Literária, no âmbito do programa e das metas curriculares de Português. Todos os que participaram revelaram que tinham lido a obra de fio a pavio. Parabéns!



Quem sabe + sobre...

O coelhinho branco

Depois de ter acontecido a leitura orientada da obra nas turmas do 1.º ano do Agrupamento, os alunos mostraram que ficaram a conhecê-la muito bem, porque brilharam em cada uma das provas deste jogo, através do qual se articula entre a BE e a sala de aula. Parabéns a todos!


------------ fevereiro ------------

Sessões de Saúde Oral na BE

No âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral, Biblioteca Escolar), a Dra. Raquel, da EspecialDente, passou o dia 19 connosco, na BE Os Letrias. Recebeu uma turma do 1.º ciclo de cada vez para conversar sobre a saúde dos nossos dentes.

Com o 1.º ano, o assunto central foi a viagem ao Ciclo de Vida da Escova de Dentes. Fez-se a experiência da placa bacteriana, com a utilização de corante alimentar e foi introduzido o EcoEscovinha que promove a recolha e reciclagem das escovas de dentes. Com os restantes anos de escolaridade, os efeitos do flúor e do açúcar foram abordados através da experiência do ovo e da coca cola.


------------ dezembro ------------

Uma prenda de Natal para os meninos e as meninas do Jardim de Infância

"Uma prenda de Natal" foi a história contada, esta semana, aos meninos do Jardim de Infância. É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura que se pode sentir nas nossas mãos - o gorro de lã vermelho é macio e fofinho -, à medida que vamos acompanhando o pequeno ouriço-cacheiro, os seus amigos e a amizade que os une.

Três presentes, mesmo no centro da sala da biblioteca, um de tamanho mais pequeno, outro médio e outro bem grande, aguçaram a curiosidade da pequenada, que foi manifestando o seu grande entusiasmo à medida que os embrulhos se abriam. Uma festa! Uma verdadeira antecipação do Natal que se aproxima. Sacos de pano maravilhosamente ilustrados por ex-colegas do JI, passaportes de leitores e fantásticos livros foram entregues aos meninos. Tudo o que é importante e necessário para se fazerem requisições de livros para serem lidos em casa, com as famílias.

Foi entregue uma folha informativa aos pais para os ajudar a acompanhar os filhos nas leituras e nos registos nos passaportes.

Boas leituras para todos!


------------ novembro ------------

Maratona de Leitura Expressiva:

Como ler bem em voz alta

Nesta semana, de 23 a 27 de novembro, estão a acontecer na BE Os Letrias sessões com as turmas do 3.º e do 4.º ano. Conforme foi referido no início do Mês Internacional da Biblioteca Escolar", este ano letivo vamos realizar a primeira Maratona de Leitura Expressiva.

Todos os meses é entregue a cada turma um conjunto de seis livros que viajam para a sala de aula na "Caixa de Leituras Super 5 livros + 1". Poderão ser requisitados para casa para permitir treinar a leitura e textos escolhidos serão lidos por cada um em voz alta, ficando a avaliação da mesma registada numa grelha.

"Como ler bem em voz alta" é o assunto tratado nesta sessão. É entregue a cada aluno uma lista de verificação de leitura para colarem no caderno de trabalhos de casa e uma grelha de avaliação de leituras da turma para ser preenchida e ficar exposta na sala de aula. Este registo mensal vai permitir selecionar os melhores leitores.

Quem sabe + sobre

"O Príncipe Feliz?" 

Ao longo desta semana, os alunos do 4.º ano da EB1/JI da Xutaria e da EB1/JI Casal da Barôta organizaram-se em equipas e jogaram o jogo "Quem sabe + sobre O Príncipe Feliz". Mostraram os conhecimentos que adquiriram sobre o livro, em particular, sobre esta história, já que faz parte do domínio da Educação Literária, contemplado nas Metas Curriculares. Todas as equipas tiveram um ótimo desempenho e levaram consigo diplomas e certificados de participação. Muitos parabéns a todos os que aprenderam e às professoras que os orientaram!

Nadadorzinho na Be Os Letrias 

Três animadores da Rede de Centros Lúdicos, da Câmara Municipal de Sintra, estiveram na nossa biblioteca para contarem, de uma forma interativa, a história "Nadadorzinho", de Leo Lionni. Os meninos estiveram atentos e participaram com entusiasmo no momento de, todos juntos, ajudarem o Nadadorzinho.

Apresentam uma versão "gigante" do livro, em SPC, um sistema internacional que se baseia em imagens muito simples, acompanhadas de palavras escritas. Uma forma de incluir todas as crianças, mesmo as que possam ter maiores dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

As animadoras ofereceram a cada turma um caderno com símbolos SPC e desafiaram-nos a criar a sua própria história coletiva. Como sempre, valeu a pena!

------------ outubro ------------


Halloween - Exposição na BE da Escola Secundária Stuart Carvalhais

Os alunos das turmas do 3.º ano, que, este ano letivo, já têm integrado o Inglês no seu currículo escolar, realizaram trabalhos relacionados com o Halloween, os quais foram expostos na BE da Escola Secundária Stuart Carvalhais. Os colegas mais velhos apreciaram!

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

A data de 26 de outubro de 2016 é muito importante por ser o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. A BE Os Letrias recebeu todos os alunos da escola para participarem no I Festival de Leitores, no âmbito do qual partilharam as suas leituras. Das 13 caixas de leituras "Super 5 livros + 1" saíram os textos. As palavras e as mensagens dos autores escolhidos marcaram presença feliz. As leituras treinadas em casa e/ou nas salas de aula aconteceram em boa hora e com qualidade de precisão, velocidade e expressividade, nas vozes dos quase 300 alunos da escola. Os meninos do Jardim de Infância tiveram a sua grande estreia ao contarem as histórias "O ganso do charco" e "Que grande abóbora, Mimi!". Enfim, os nossos Superleitores prometem!

Tendo em conta o tema definido este ano pela International Association of School Librarianship (ASL) para 2015 - A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares) -, antes do final da sessão foram lidas em voz alta por alunos um conjunto de frases que festejam a nossa biblioteca e tudo o que aqui acontece ao longo do ano letivo. Ficarão expostas na biblioteca e foi lançado um desafio ao ATL Os Brincalhões para fazerem um cartaz ilustrado sobre a frase:

 A Biblioteca Escolar Os Letrias é Super!.

Lançamento do Mês Internacional da Biblioteca Escolar

No dia 8 de outubro, aconteceu o lançamento do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, na sessão de abertura da "Época da Biblioteca Escolar Os Letrias 2015-2016". Ao longo dos próximos dias, todas as turmas da escola serão aqui recebidas para conhecerem ou recordarem os padrinhos da BE - André Letria e José Jorge Letria -, as suas regras de funcionamento e utilização, assim como as dos livros (estas últimas ilustradas pela lagartinha Rayo de Luna, que fez grande sucesso junto da pequenada).

As turmas estão a ser desafiadas a participar no I Festival de Leitores da BE Os Letrias, que vai realizar-se no próximo dia 26 de outubro, Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Para isso, estão a ser entregues as "Caixas de Leituras Super 5 livros + 1". Ao longo do mês, os livros circularão, de forma a que cada aluno possa treinar a leitura de um texto, combinado com a professora da turma, e realizada a leitura em voz alta.


Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente!

Primeiro momento na BE com os meninos do Jardim de Infância

As crianças do Jardim de Infância estiveram na biblioteca pela primeira vez. Primeiro fizeram "o passeio dos olhinhos" pela sala. De seguida, conheceram o livro "Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente", da Mafalda Milhões.  A propósito das personagens de que a autora fala, recordaram--se várias histórias tradicionais e seus heróis - O Capuchinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Casinha de Chocolate, A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, A Branca de Neve, Os Sete Cabritinhos e muitas outras.

No final, a professora Rosa Maria convidou todos os meninos e meninas para serem leitores da BE Os Letrias e eles aceitaram muito felizes. Cada um escolheu um livro e levou uma fotografia sua para a sala para fazer o seu autorretrato de leitor. Estamos desejando ver os seus desenhos!


------------ setembro ------------

Abertura do ano letivo 2015/2016 - Novo Ano Letivo, Novos Alunos!


Todos os anos é assim. Em setembro, mais dia menos dia, inicia-se um novo ano letivo. A escola enche-se de meninos. Uns que já tratam os espaços da escola por tu e outros que ainda não conhecem os cantos à casa. 

No dia 18 de setembro, pelas 9 horas da manhã, meninos de mão dada com os seus pais passaram pelo portão da escola e foram recebidos, em ambiente de festa, por educadoras, professores e assistentes operacionais.

"Crictor" foi a história eleita para ser lida pela  professora Rosa Maria. As professoras Clara C., Clara R. e Julieta dramatizaram, acompanhando a chegada, à Biblioteca Os Letrias, de uma encomenda misteriosa.  "Crictor" é a história de uma cobra que veio de África, mas ninguém se assustou. Pelo contrário, todos gostaram muito dela e quiseram tocar-lhe. No regresso à biblioteca, aguardava-os nova surpresa. Sabe como foi e vê mais fotos em "atividades com pais e alunos" deste site.

Bom ano letivo recheado de livros e leituras

na nossa super BE Os Letrias!