Com alunos
2016-2017

janeiro

A Fada Oriana

Ida ao teatro

A Biblioteca Escolar, por convite da Câmara Municipal de Sintra, desafiou as turmas de 3.º e 4.º anos a irem ao Auditório Municipal António Silva assistir a uma história encenada pelo Teatro Tapafuros, do conto "A Fada Oriana", de Sophia de Melo Breyner Andresen.

Depois de uma sessão prévia orientada pela professora bibliotecária na BE, as crianças tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo com música, fantoches e dois atores em palco rodeados de objetos que se vão transformando. Os mundos da criatividade e da imaginação estiveram presentes. E são tão importantes e enriquecedores de cada um de nós!

Somos Crianças

Recebemos este ano, tal como aconteceu em anos anteriores, a xxposição interativa "Somos Crianças" que tem como principal objetivo sensibilizar os alunos para o direito à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, nos vários contextos da vida - casa, escola e comunidade.

As turmas do 4.º ano das três escolas do 1.º ciclo do Agrupamento puderam experienciar em momentos de jogos de simulação várias situações do quotidiano com as quais se deparam meninos da sua idade. Como sempre, valeu a pena e fez pensar a cada um dos presentes como é importante respeitarmos as nossas diferenças e desenvolvermos o espírito de compreensão, respeito e entreajuda.

dezembro

Histórias de Natal

Em dezembro, livros com histórias de natal marcaram a presença habitual nas bibliotecas das EB1/JI dinamizadas pela professora Rosa Maria. A escritora Luísa Ducla Soares esteve connosco  através das  suas histórias "Desejos de Natal" e "Há sempre uma estrela no Natal". Entre várias outras, "O primeiro Natal dos animais" fez sucesso junto de todas as crianças dos Jardins de Infância.

outubro

Halloween

Pelo Halloween, aconteceu a parceria habitual com as professoras de Inglês, e entre a nossa biblioteca e a da Escola Secundária Stuart Carvalhais.

Todas as turmas participaram na exposição de trabalhos que ficou patente na biblioteca dos mais crescidos.

O 4.º B e o 4.º C da EB1/JI Casal da Barôta foram recebidos na BE da Stuart pela professora Luísa que leu histórias e passou filmes. 

Os alunos visitaram a exposição e saíram da BE com a boca bem docinh, ou não fosse dia de doces ou travessuras. Valeu a pena!

Lendas de Sintra

Os animadores dos Centros Lúdicos vieram à nossa BE para apresentarem "Lendas de Sintra" às turmas que, este ano, frequentam o 4.º ano de escolaridade.

Foi uma enorme diversão! Todos os alunos foram chamados a participar de forma hilariante. Enfim, ficou bem comprovado que a rir também se aprende... bem e muito!

Apetece-me ler!

Partilha de leituras

Sempre que nos apetece ler, sozinhos ou acompanhados, a colegas da nossa turma ou de outra, podemos fazê-lo. Depois de preparamos bem a leitura em voz alta e de combinarmos com a nossa educadora/professora e com a professora bibliotecária, ficamos prontos para nos divertirmos a ler mais.

Ler e aprender + com a BE

A rotina de ocupação da biblioteca pelas turmas está instalada. Os momentos semanais de trabalho na BE acontecem, todas as semanas, de forma autónoma, sob a orientação de educadoras e de professoras titulares de turma. Fazer leituras sozinhos ou a pares, ler em silêncio ou em voz alta, devolver e requisitar livros, encontrar livros nas estantes (fácil, depois da formação de utilizadores com a professora bibliotecária), fazer registos nos cadernos de leituras e ver um filme são algumas das atividades possíveis. 

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

Biblioteca Escolar: Uma janela para ler e conhecer o mundo

Este ano, o Dia da Biblioteca Escolar festejou-se em 24 de outubro. Desta vez, o mote nacional "Aprender a descodificar o mundo" foi traduzido pela nossa biblioteca por "Biblioteca Escolar: uma janela para ler e conhecer o mundo", fazendo-se, assim, a ponte para o referencial da RBE "Aprender com a Biblioteca Escolar". No ATL, crianças e monitores fizeram o cenário, que foi completado com os "prédios" dos meninos do  Jardim de Infância . Cada turma trouxe para a BE a sua biblioteca miniatura e apresentou os temas de conhecimento do mundo/estudo do meio que irão pesquisar ao longo do ano. A professora bibliotecária ofereceu a cada grupo uma janela de cartão para ser decorada e preenchida com os livros que construírem, a propósito dos temas estudados. Também houve uma história lida em voz alta por educadoras e professoras: "A cegonha e a tartaruga", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Os alunos aplaudiram com entusiasmo as leituras feitas pelas suas mestres. Boas leituras para todos!  

História encenada - "A Manta"

Seis turmas da EB1/JI da Xutaria e da EB1/JI Casal da Barôta tiveram a fantástica oportunidade de irem ao Centro Lúdico de Massamá, a pé, para assistirem à história encenada "A Manta". Crianças e adultos adoraram e fizeram questão de felicitar todos os envolvidos neste projeto, em particular a Carla, que tão bem contou a história e que tão bem nos fez refletir sobre ela e sobre as nossas próprias vivências. Memórias de pessoas, objetos, lugares, ... importantes nas nossas vidas!

setembro

Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente

Sem quebrar a tradição, os grupos do Jardim de Infância das três escolas do Agrupamento iniciaram os seus trabalhos na Biblioteca a partir da dinamização da história de Mafalda Milhões "Uma biblioteca á uma casa onde cabe toda a gente". Desta vez, a professora bibliotecária desafiou todos os meninos a construírem um prédio e a desenharem-se à janela a lerem os seus livros preferidos. E que lindos leitores ficaram!

2016-2017 traz-nos novos alunos!

A Biblioteca Escolar Os Letrias abriu as portas de par em par para receber os alunos do 1.º ano de escolaridade e os seus pais. A primeira história escolhida para este ano letivo foi "A grande fábrica de palavras", que nos fala de um menino que vive num país onde é preciso guardar bem palavras compradas ou, por feliz sorte, encontradas algures. Depois de muito bem escutarem a história, pais e filhos fizeram a montagem de fiadas de borboletas decoradas com as palavras consideradas mais importantes para cada família. Que lindas que vão ficar penduradas junto aos vidros das salas de aula onde os nossos "caloirinhos" vão trabalhar a leitura de outras histórias e muito mais! Bom Ano Letivo Para Todos!