História da BE

A história da nossa BE

A EB1/JI da Xutaria, em funcionamento desde o ano escolar de 2001/2002, contempla uma sala que, na respetiva planta, se encontra destinada à biblioteca/mediateca. Contudo, só em 2010/2011 se deu aqui início às funções para as quais estava destinada, o que aconteceu na sequência da candidatura apresentada e aprovada pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Desde o ano de 2014-2015, sobretudo desde 2015-2016, que o Referencial "Aprender com a BE" tem sido alvo de colaboração entre professora bibliotecária e docentes (educadoras e professoras) titulares de turma, estando a acontecer de forma progressiva uma maior articulação com a sala de aula e com os currículos.

Com o financiamento prestado por aquele organismo, foi possível uma mudança do mobiliário ajustado às finalidades, a aquisição de algum equipamento e o alargamento de um fundo documental que, até então, dispunha de um número inferior a 500 títulos. Por sua vez, o apoio da Câmara Municipal de Sintra permitiu a realização de algumas obras necessárias ao bom e adequado funcionamento da BE, que ainda contempla um espaço exterior contíguo designado por "Jardim de Leituras", mas que, até ao momento ainda não entrou em efetivo funcionamento.

A nomeação interna de uma professora bibliotecária, a docente que concebera e submetera o projeto à RBE e que detinha uma relação positiva com a direção e restantes docentes e discentes, bem como de algum reconhecimento científico-pedagógico junto dos pares, potenciou todo o trabalho que desde então acontece nas duas EB1/JI.

Enfim, a BE Os Letrias, conforme passou a ser designada depois de aprovação em Conselho Pedagógico, tem vindo a constituir um convite atrativo e suficientemente equipado para realização de atividades de leitura, diferenciadas e diversificadas, para grandes e pequenos grupos, para trabalho individual e a pares.

No ano letivo de 2011/2012, o agrupamento horizontal foi extinto e as duas EB1/JI integraram o Agrupamento Vertical D. Pedro IV. Para a Biblioteca, tal veio a revelar-se muito importante. A professora bibliotecária, até então em funcionamento individual (com momentos pontuais de trabalho em conjunto com docentes titulares de turma), passou a integrar a equipa da BE/CRE do Agrupamento, tendo enriquecido o seu saber e conhecimento na área de organização e gestão da biblioteca escolar.

Por outro lado, a BE Os Letrias, através do trabalho empenhado, dedicado e competente da coordenadora da equipa, passou a contar com um catálogo documental informatizado (com utilização da Bibliobase) divulgado na página web do Agrupamento. A partir de janeiro de 2012 foi, assim, possível iniciar o empréstimo domiciliário, o qual obteve enorme sucesso junto da comunidade educativa, em particular dos alunos.

O alargamento da coleção e o seu enriquecimento com títulos de livros PNL, que permitem leitura orientada em sala de aula nos diferentes anos de escolaridade, continuou a ser uma preocupação, tentando-se ainda dar conta de sugestões e de necessidades emergentes, apostando-se sempre na qualidade oferecida. O Clube dos Amigos da Biblioteca foi o principal patrocinador das novas aquisições.

Atividades como "Receção aos alunos do 1.º ano", "(N)Uma Biblioteca como a nossa", "Festa Verde", "Encontro para Pais e Encarregados de Educação", "Semana da Leitura", "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares", entre outras de Animação e Promoção da Leitura, concebidas e dinamizadas pela professora bibliotecária e por parceiros e convidados especiais, passaram a fazer parte do trabalho quotidiano da Biblioteca Escolar Os Letrias, com alargamento à EB1/JI Casal da Barôta (não integrada na RBE) e na EB1/JI Massamá 1 (integrada na RBE), estabelecimentos pertencentes ao Agrupamento.
Em 2012/2013, nova reestruturação acontece: o Agrupamento D. Pedro IV é extinto e a EB1/JI da Xutaria, tal como a EB1/JI Casal da Barôta, passam a integrar o Agrupamento de Escolas de Massamá, alterando-se a equipa da Biblioteca Escolar. A partir deste ano, esta ficou formada pelas professoras bibliotecárias da EB1/JI da Xutaria, EB2,3 Egas Moniz e Esc. Sec. Stuart Carvalhais. Ainda assim, a Biblioteca Os Letrias e a Biblioteca D. Pedro IV mantêm trabalho em parceria, o que tem permitido, para além da colaboração em eventos e a partilha de documentos, dar continuidade à catalogação do fundo documental da BE Os Letrias, assim como iniciar o processo de catalogação da BE Bellas Leituras.

Merece também destaque a parceria estabelecida com o ATL Os Brincalhões, que funciona no espaço da EB1/JI da Xutaria. Os ambientes e a decoração da BE são enriquecidos e ganham maior dimensão e estética através do envolvimento de monitores e alunos e também têm crescido as atividades realizadas em articulação, que são alvo de planeamento entre a professora bibliotecária e a coordenadora do ATL.

Ilustração de André Letria - "gato leitor"
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora