Atividades com pais e filhos
2017-2018

ABRIL

Semana da Leitura

Chá com livros

Um chá deliciosamente servido com boas leituras, por pais e filhos, é uma das melhores formas de a nossa BE Os Letrias estar em festa.

Em duas sessões, uma para os mais novos, outra para os mais velhos, nos finais de tarde de quarta-feira e de quinta-feira, houve qualidade de leituras e leitores de qualidade. 

As sementes que, em momento oportuno, passaram de mão em mão, prometem germinar e fazer desabrochar mais, muitos mais bons leitores. 


Partilhas de leituras 


Em plena Semana da Leitura, os pais chegaram à escola, às turmas dos seus filhos, e leram em voz alta para todos. Foi uma festa! 

Em gesto de agradecimento, os filhos e os seus colegas também leram aos pais. E alguns destes, que sorte, até levaram lindos marcadores de livros ilustrados pelos mais novos. 

DEZEMBRO

Contos de Natal à lareira da Biblioteca

Em ambiente acolhedor, com um natalício cenário criado pela CAF e pelas AEC, aconteceram as duas sessões Contos de Natal à lareira da biblioteca.

É sempre uma emoção fazer leituras em família nesta época do ano. E que bem escolhidos foram os livros!

Feliz Natal para todas as famílias!

NOVEMBRO

Encontro Ler+ em Família: Começar a ler juntos 

No dia 2 de novembro, aconteceu na BE Os Letrias o encontro para pais de crianças do Jardim de Infância: Ler+ em família: começar a ler juntos.

O espaço estava decorado com 3 painéis elaborados pelos três grupos de Jardim de Infância: desenhos de cada uma das crianças a ler um livro e todos em rodas dentadas articuladas: todos diferentes e cada um com o direito de ser como é.

A conversa sobre a importância dos livros e da leitura foi muito interessante e participada. A CAF colaborou com um momento de dramatização de leitura em família.

Boas leituras para todos!

SETEMBRO

Novo ano letivo! Receção aos novos alunos.

O novo ano letivo começa. Bem-vindos à escola! Bem-vindos à Biblioteca Escolar!

No dia 13, quarta-feira, pais e alunos do 1.º ano de escolaridade foram recebidos, pela primeira vez, na BE Os Letrias e aguardava-os um ladrão!... Como é que isto pode ter acontecido?! Tudo porque na história do livro "Procura-se! Ralfy, o coelho ladrão de livros", de Emilie Mackenzie, a personagem principal não resiste aos livros. Gosta tanto, tanto de os ler que acaba por entrar em casa das pessoas e... surrupia-os...

Pais e filhos divertiram-se e a pequenada saiu da biblioteca com uma pulseira do Ralfy no braço. Os pais deram três nós bem apertados, enquanto, juntos, pensavam em três desejos que pretendem que se realizem, ao longo do ano. 



Queres conhecer a autora deste livro? No filme ao lado, podes ouvi-la a contar a história do Ralfy. Mas, claro, como Emilie Mackenzie é inglesa, ela fala inglês e... não há legendas. Ainda assim, merece a pena!