Newton gostava de ler
2015-2016

Gelado científico com o ATL Os Brincalhões

Uma forma refrescante de encerrar as atividades 2015-2016 com a BE

Os monitores do ATL organizaram as crianças e acompanharam-nas no visionamento do filme "O grande milagre", baseado numa história verídica de três baleias presas num buraco no gelo no Alasca, no território dos Inuíts, que são os membros da nação indígena esquimó, que habitam as regiões árticas, e que sobrevivem da caça à baleia branca. 

De seguida, aconteceu na BE uma sessão "salvamento" com toda a pequenada: o jogo "Quem sabe+ sobre O Grande Milagre". As duas equipas formadas precisaram de se unir para salvarem 72 baleias presas no gelo.

Finalmente, em tarde quente de verão, o "Newton gostava de ler" trouxe uma experiência científica extraordinariamente refrescante: um gelado científo. Que divertidíssimo confecioná-lo e foi verdadeiramente delicioso saboreá-lo.


Em momento de avaliação do projeto Newton 2015-2016, aqui ficam alguns dos comentários escritos por alunos do 4.º Ano participantes:

"Este projeto foi muito interessante. Despertou-me a vontade de ser um cientista profissional e espero levar a minha curiosidade a um nível mais alto ainda."

"Adorei as sessões do projeto Newton. Foram uma experiência única."

"Para mim foi muito importante. Fiquei a saber muito mais coisas que não sabia e eu queria que se repetisse."

"Eu achei as sessões muito interessantes, divertidas e aprendi variadíssimas coisas."

"Eu gostei muito deste projeto, pois aprendi imenso com ele. Só gostaria que tivesse havido mais sessões."

"Gostei deste projeto porque deu-me curiosidade sobre assuntos desconhecidos para mim e porque aprendi coisas novas."

"Gostei muito deste projeto, gostei muito da ideia de haver experiências e queria que este projeto continuasse."

"Foi um projeto curioso porque tinha várias experiências fantásticas."

"Eu achei este projeto interessante, divertido e quem me dera que não acabasse."

Módulo I - Ano IV                Creme de Mãos - 26 de janeiro

O primeiro módulo do Newton IV aconteceu na BE com enorme entusiasmo dos alunos, que fizeram um relatório sobre a sessão. Para o leres, veres as fotos e os desenhos que foram feitos, clica na imagem acima.

Módulo I I - Ano IV               Difrat'arte - 5 de abril

O segundo módulo do Newton IV teve lugar na BE e foi um verdadeiro sucesso. Ótica não é uma temática fácil para gente pequena, mas cada um dos alunos esteve atento à clara exposição do monitor do CCVS. De seguida, a parte experimental foi um sucesso. Clica na imagem acima para saberes ainda mais sobre esta atividade.

Módulo I I - Ano IV             Quase robots - 31 de maio

O terceiro e último módulo do Newton IV trouxe aos alunos a construção de um braço hidráulico. Tarefa difícil, mas desafiante que envolveu os alunos do início ao fim, desta vez com a ajuda de três monitores do CCVS. Para saberes como foi, clica na imagem acima.

Este é o quarto ano do projeto "Newton gostava de ler!" na nossa BE.

O Newton IV traz três novos módulos: "Creme de Mãos", "Difrat'arte" e "Quase robôts". Promete, como sempre!

O 4.º B será a turma de referência, que irá realizar as sessões com o acompanhamento de monitores do Centro de Ciência Viva de Sintra (CCVS). Os restantes 4.os anos terão sessões dinamizadas  pela Professora Bibliotecária.