Atividades com alunos
2017-2018

Junho 2018

Festival de leitores em voz alta

O Festival de Leitores em voz alta aconteceu no dia 6 de junho, pelas 17:30, na Biblioteca Escolar Luísa Ducla Soares. 

Os leitores selecionados de cada uma das turmas de 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, no âmbito do projeto de articulação curricular, previsto no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, fizeram leituras exemplares.

Textos das obras "O barco de chocolate", de Cristina Norton, "Ler doce ler", de José Jorge Letria, e "O livro dos exageros", de António Mota, estiveram presentes nas vozes dos alunos.

Um grupo de alunos do curso de pós-graduação em "Animação de Histórias" ofereceu-nos um momento muito animado e a Dra. Maria Encarnação Silva,  docente da Escola Superior de Educação de Lisboa, falou-nos sobre a importância da leitura e de momentos como este.

Depois da entrega de diplomas e marcadores de livros, pelo Presidente do Conselho Geral e pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Massamá - Monte Abraão, seguiu-se um lanche convívio, oferecido pela Direção do Agrupamento. Nem um belíssimo e delicioso bolo-livro faltou!


Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

Escritora encantadora que pensa em cada um de nós, 
quando cria e escreve os seus poemas e as suas histórias.
 

O nosso encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez foi emocionante.

Primeiro, foi recebida por todos os alunos, docentes, assistentes operacionais e elementos da CAF da escola. A biografia da autora foi lida por alunos do 4.º ano. Cada um dos meninos da escola foi apresentado através da leitura dos poemas criados nas turmas "Direito a ser criança". Finalmente, foram lidos os textos dos cartazes "Meninos com valores dentro".

Na biblioteca, até às 12:45, todas as turmas tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos que realizaram, de fazer perguntas à escritora e de escutar com muita atenção as suas palavras.

Também houve tempo para os tão desejados autógrafos! 

Bem-haja, Maria Teresa Maia Gonzalez! 


A professora bibliotecária recebeu todas as turmas da escola para apresentar a biografia e a obra da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.

Criou um mural digital para partilhar com todos várias informações sobre a autora e também trabalhos realizados pelas turmas. É só clicares na imagem ao lado para teres acesso.

Maio 2018


Lendas de Sintra

A atividade "Lendas de Sintra", dinamizada por animadoras do Centro Lúdico, da Câmara Municipal de Sintra, aconteceu com boa disposição na BE Os Letrias. 

Os alunos do 4.º ano de escolaridade participaram de forma entusiasta e aprenderam mais sobre o património oral e a comunicação aumentativa e alternativa.



The Ugly Ducking

Mrs Cruz, professora de inglês, trabalhou com os alunos do 4.º ano a apresentação da história "The ugly ducking" - "O patinho feio". 

Ilustradores das três turmas fizeram os cenários e as personagens - fantoches de dedo. Depois, na biblioteca, dramatizaram a história, contando-a em inglês, às turmas do 3.º ano.

Um trabalho fantástico, ou melhor "a fantastic work"!



Podes conhecer a história do Patinho Feio - "The ugly ducking", no filme de Walt Disney. É só clicares na seta da imagem ao lado.


Histórias e sons da primavera

"Histórias em 4 estações" é uma atividade do Plano Anual de Atividades da BE para meninos e meninas do Jardim de Infância. Desta vez, chegou a altura das "Histórias e sons de primavera". 

Demos toda a atenção e imitámos sons dos animais, sobretudo das aves do bosque e ouvimos música clássica de Vivaldi e de Chopin (clica na imagem ao lado e vê o vídeo apresentado na sessão).

Vimos muitas imagens da natureza e, claro, tivemos a companhia de uma história: "Boa noite, mocho!". 


F e s t a    V e r d e

 

A Festa Verde, atividade realizada pela BE Os Letrias em parceria com a Associação de Pais, voltou a acontecer, alguns dias antes do Dia da Mãe. A tradição tem vindo a cumprir-se ano após anos. 

Um encontro de folhas de livros e de folhas das plantas que contou com a participação de toda a comunidade escolar!

Abril 2018

Sintra Para para Ler

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, parámos para ler. Alunos, docentes, assistentes operacionais, cozinheiras, monitores e secretária da CAF pegaram no livro que escolheram para o momento e mergulharam na leitura durante, pelo menos, 15 minutos. 

Um mágico silêncio leitor imperou em toda a escola.

Semana da Leitura

Todos juntos 

alunos, professoras e educadoras, famílias, monitores do CAF, assistentes operacionais, cozinheiras,... 

festejámos a leitura!

"Ler Sintra em imagens", apresentação feita pela professora bibliotecária, deu a conhecer gravuras, fotografias e filmes de vários recantos desta vila tão próxima de nós. O Jogo do Património suscitou curiosidades e orientou uma visita a Sintra Mágica.

Alunos de 2.º e 4.º anos  de escolaridade partilharam  trabalhos de pesquisa sobre Sintra e apresentaram--nos em voz alta.

O cartaz do polivalente ilustrou o tema ditado pelo Plano Nacional de Leitura: "Liberta o leitor que há em ti". Meninos de todas as turmas do 1.º Ciclo foram a salas do jardim de Infância colorir as letras com a técnica do berlinde. Ficaram maravilhosas! Na biblioteca, CAF e AEC também ilustraram o mesmo mote.

Rodas de livros aconteceram nas salas de aula. Cada um partilhou um dos seus livros pessoais e apresentou-o aos colegas.

Chá com livros juntou, em duas sessões, alunos (dos mais velhos aos mais novos) e suas famílias. As leituras fluíram e os leitores encheram-nos de orgulho.

As partilhas de leituras  foram constantes ao longo da semana: entre turmas e de pais com iniciativa e vontade de lerem para as turmas dos seus filhos. Um sucesso!


BiblioRecreio foi uma novidade nesta Semana da Leitura. A pequenada adorou!



O Almoço com livros também foi uma inovação, sugerida pelo Plano Nacional de Leitura.

Os meninos e as meninas do Jardim de Infância ilustraram os seus individuais de papel com desenhos coloridos sobre livros do seu agrado. Desta forma, autores como Manuela Castro Neves e Luísa Ducla Soares vieram almoçar connosco. A professora bibliotecária criou menus surpresa para acompanhar a leitura à refeição. Que lindas ficaram as mesas! 

O almoço até soube melhor e todos os meninos levaram o seu individual para casa, praticamente sem uma pinguinha de sopa caída. Uma refeição para mais tarde recordar!


A Maria Inês, da turma do 4.º C da EB1/JI da Xutaria, participou, com mérito, na prova concelhia do Concurso Nacional de Leitura, que aconteceu em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval. 

Nesta fotografia, está acompanhada pelos seus colegas do 2.º e do 3.º ciclos, que foram selecionados nas escolas do nosso Agrupamento para participarem nesta iniciativa do Plano Nacional de Leitura. Também foram muito bem sucedidos. Parabéns aos três!


Sintra é um lugar mágico.

A BE tem um mural com documentos (apresentação em Powerpoint e filmes) que vais gostar de conhecer. É só clicar e espreitar...

Março 2018

21 de março - Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial da Floresta e... PRIMAVERA À JANELA

Podes ler aqui os poemas que, neste dia, lemos, juntos, em voz alta.     Clica ao lado. 

Neste dia, a poesia esteve presente em toda a escola. 

No polivalente, poemas de José Jorge Letria e de Luísa Ducla Soares, dedicados à árvore, à floresta, à primavera e à poesia em si, foram lidos em voz alta. 

Lá fora, as árvores enfeitaram-se de poesia. Cinquenta poemas foram pendurados nas árvores e lidos por todos. Nos intervalos foram um sucesso! Os meninos queriam ler mais, mais e mais...

Fevereiro 2018


NADADORZINHO

No dia 2 de fevereiro, as animadoras do Centro Lúdico de Rio de Mouro dinamizaram, na BE Os Letrias, a atividade "Nadadorzinho" com as turmas do 2.º ano. 

A mensagem de que todos juntos e unidos temos muita força passou para os mais pequenos de uma forma clara e interativa.

Janeiro 2018

FELIZ ANO NOVO!

Janeiras cantadas e dançadas pelo CUTLA

O CUTLA (Clube Universitário Tempos Livres da Amadora) veio, mais uma vez e em boa hora, à nossa escola. Desta vez, trouxe cantantes e dançantes e a festa ainda foi maior e mais animada. Os meninos e as meninas foram convidados a dançar. Que lindos pares fizeram, os júniores e os seniores!

Sendo as Janeiras um momento de dar e receber, os mais novos também cantaram uma canção em coro bem afinado e, na sala de professores, um merecido lanche foi oferecido. A alegria andou no ar ao longo de toda a manhã. Obrigado a todos!

Dezembro 2017

Contos de Natal à lareira da biblioteca

A tradição cumpriu-se na BE Os Letrias. A biblioteca desafiou pais e filhos a escolherem e virem ler pequenos contos de Natal. Eles aceitaram e, em dois finais de tarde, num maravilhosos cenário criado com a colaboração das AEC e do CAF, encheram a biblioteca e os nossos corações de palavras, enredos e sorrisos mágicos. Feliz Natal para todos!

Novembro 2017

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

20 de novembro

Neste dia, nas três EB1/JI do Agrupamento de Escolas de Massamá, por iniciativa da Biblioteca Escolar, quase todas as crianças leram, ou ouviram ler o poema de Maria Teresa Maia Gonzalez, "Direito a ser"

A partir dele, de acordo com o modelo apresentado pela autora, cada turma criou um poema, no qual constam os nomes de todos os meninos e meninas. 

A BE Os Letrias reuniu textos e desenhos e editou um livro digital: "Direito a ser criança". Ficou encantador! Conheçam-no, clicando na imagem ao lado.

A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende ter presentes os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para que este dia fosse especialmente divertido na biblioteca,  com uma mensagem séria, das crianças, pelas crianças, realizámos uma atividade proposta pela UNICEF: o jogo dos direitos, deveres e desejos.  Valeu a pena!

Histórias em 4 estações: JANELAs de OUTONO 

Na BE Os Letrias, é outono!

As cores vermelha e laranja formam o tapete perfeito para receber folhas coloridas que caíram de árvores e frutos da época. 

Depois de olharmos para imagens de outono, ouvimos a música de Vivaldi e uma canção de Yves Montand, que nos permitiu dançar na biblioteca com os mais pequenos da escola. E que bem que eles dançam!

 E como a biblioteca é o lugar ideal para ouvir histórias em cada estação, desta vez, ficámos a conhecer um pequeno ouriço na sua aventura "A magia da estrela de outono". 

Outubro 2017

23 de outubro: Dia Internacional da Biblioteca Escolar

Finalmente, chegou o Dia MIBE 2017! Que festa fantástica fizemos no polivalente!

Os padrinhos da nossa biblioteca, o escritor José Jorge Letria e o ilustrador André Letria estiveram presentes através do seu livro "O Alfabeto dos Países". Vinte e seis meninos das três turmas do 4.º ano leram os vinte e seis poemas desta obra sobre outros tantos países do mundo, ao mesmo tempo que era passado um powerpoint de imagens de meninos desses lugares: todos diferentes, todos iguais em direitos e deveres de convivência. Pelo menos, assim deveria ser sempre!

Todos juntos, conforme o combinado anteriormente, entoámos a canção "Normal é ser diferente". Cantámos a uma só voz, de uma forma envolvente e muito bem afinada.

Uma exposição de brinquedos do mundo e o poema "Aprender a Respeitar", de Maria Teresa Maia Gonzalez, vão ser visitados por todos, ao longo desta semana.

A Carla Guerreiro, animadora do Centro Lúdico das Lopas, é uma excelente contadora de histórias e, com o apoio da sua colega, brindou os meninos e as meninas do Jardim de Infância com "Orelhas de borboleta".

É uma história que nos ajuda a compreender ainda melhor que todos nós somos diferentes, nenhum de nós é perfeito e que temos que nos aceitar todos uns aos outros, mesmo a nós próprios, conforme somos: altos e baixos, gordos e magros, ...


A aceitação é um valor chave para estarmos interligados, como no mecanismo de rodas dentadas.  

Na BE, falámos sobre este assunto e ficámos a conhecer a história "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Magalhães. Podes recordá-la, vendo o filme. É só clicar!


Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e, na nossa BE, já começámos a trabalhar o tema "Ligando comunidades e culturas: ideias para mudar o mundo".

Todos os alunos do 1.º ciclo tiveram a 1.ª sessão na biblioteca. Viram um filme sobre o funcionamento de rodas dentadas (podes vê-lo na página de eventos) e a professora bibliotecária apresentou o cartaz, que vai ser colorido por todos, atividades e desafios a realizar ao longo do mês.

Na BE, ouvimos a canção "Normal é ser diferente". Vamos aprendê-la muito bem e cantá-la todos juntos no Dia Internacional da Biblioteca Escolar 2017. Treina em casa, clicando no vídeo em cima.

Lembra-te sempre: somos todos diferentes, mas somos todos iguais em direitos e valores de convivência.  



Uma Biblioteca é (sempre!) uma casa onde cabe toda a gente!



Quem tem medo do lobo mau?

Recorda aqui a história dos três porquinhos, contada, em português do Brasil, num filme com desenhos da Walt Disney.

Mafalda Milhões, através do seu livro "Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente", deu as boas vindas aos meninos e às meninas do Jardim de Infância. E não é que, para quase todos, as histórias de fadas são bem conhecidas?... 

Na biblioteca desfilaram livros e fantoches: "O Capuchinho Vermelho", Os três porquinhos", "Branca de Neve e os sete anões", "Cinderela", "O gato das botas", "Os três porquinhos", "Hansel e Gretel",... 

Setembro 2017

Bom Ano Letivo 2017-2018 !

Boas leituras para todos!

Depois da receção aos novos alunos (ver aqui), foi a vez de todos os alunos de 2.º, 3.º e 4.º anos conhecerem a história "Procura-se: Ralfy, o coelho comilão de livros".

 Foi uma forma divertida de iniciar o ano letivo e de dar as boas-vindas a todos. E o Ralfy vai continuar a andar a ler livros, escondido nas prateleiras das estantes da biblioteca Os Letrias. Mas, só vai aparecer aos melhores leitores, lá para o final do ano. Leiam e vão encontrá-lo a roer as páginas de um livros com os seus olhos atentos e gulosos de mais e mais leituras.